26 de mai. de 2009

Pela Estrada

Demorei, mas terminei! To postandando aqui o conto “Pela Estrada” Adaptação que eu fiz de um conto infantil (atrasado mas conseguir terminar antes do fim de maio! E se não caiu a ficha de que conto que é lê que você vai descobri). Como eu disse antes “Pela Estradaé uma história experimental, onde eu explorei principalmente a questão do narrador e do som.

O narrador foi a principal questão da história. Antes dos irmãs Grim os contos de fadas eram histórias que alertavam as crianças contra os males do mundo com metáforas e muito terror. As maiorias dos contos tinham partes bizarras e trágicas (como a história da gata borralheira), queria resgatar o medo e o terror que o conto tinha nos séculos passados. Para tanto resolvi que ia colocar o leitor na posição da “chapeuzinho vermelho”, além de dar o tom de terror (como em “a Bruxa de Blair”) daria mais liberdade para o leitor. Em “Pela Estrada” eu não coloco nenhuma fala da chapelzinho, deixando a cargo do leitor imaginar as falas da personagem (se quiser saber mais sobre narrador em narrativas visuaisacesse:


Outra característica que eu explorei foi o som. O som é uma das características das HQs que anda meio estagnada (pelo menos nos trabalhos publicados no Brasil). O som já explorado ao Maximo no cinema e nos home theater. O som da à ambientação e sua mudança pode provocar grande sustos (como em “Desaparecidos” de 20??), só que infelizmente os quadrinistas modernos não tem preocupação nenhuma de explorar esse elemento, pensando nisso eu inseri algumas idéias que acho que podem ajudar na criação de ambientes, ou mesmo ser de grande importância para a narrativa: a perspectiva sonora. O som, assim como a luz, é uma onda, e muita de suas características podem ser emuladas (reflexão, propagação por exemplo) dando informações importantes para a narrativa e para a suspensão de descrença do leitor.

veja mais em:

http://sketchonline.blogspot.com/2009/05/o-som-nas-narrativas-cisuais.html

Alem dessas idéias também adicionei características do meu trabalho “kitsune” (experimentações em layout e em tipografia) espero que vocês se divirtam!

Quem gosto o link para download é:

eSinips

e para ver na net:

Fliker

Flw!

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa! Nunca tinha visto este seu blog - só o flirk!

Estou baixando a história da chapeuzinho! Mas só pelo préview já dá para ver que é muito bacana!

rapones disse...

aaahhh ta ceitavel!
eu naum consigo manter uma história por muito tempo q nem vc!
=P

Anônimo disse...

Li e gostei! :P

... mas o grande defeito dela é ser muito curtinha, nhá!

Gostaria que vc desenhasse uma pinápi de Turn to Fall para mim, do jeito que vc quiser! (com direito a divulgação do seu blog, flirk e tudo! :P ) Mas caso se sinta mais desafiado, poderia tentar fazer um capítulo inteiro da série, um não muito longo.

topas?